quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Santos pode ter epidemia de dengue, afirma Secretaria de Saúde.


Santos poderá enfrentar nova epidemia de dengue na próxima temporada. A previsão foi dada pela chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, a médica infectologista Iraty Nunes Lima, e tem como base o aumento expressivo de casos da doença, que nos primeiros sete meses do ano já somam 423 casos. O índice ultrapassa em três vezes o registrado ao longo de 2011, quando 124 pessoas foram infectadas. Do total de casos em 2012, 43 são do tipo 4.

No último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde de Santos, em 14 de junho, 382 pessoas haviam contraído dengue, sendo 34 do tipo 4. Na ocasião, a secretária Maria Ligia Lyra chamou a imprensa para um alerta. A expectativa era de que o avanço da doença ocorresse a partir do segundo semestre.

Iraty acredita que os números sejam resultado das três variáveis que influenciam a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti: o clima, a umidade e a disponibilidade de descartáveis no meio ambiente. “Como não é possível controlar as variáveis clima e umidade, nos resta cuidar do ambiente”. A médica explica que a dengue é cíclica e que após um 2011 de poucos registros, era esperado o incremento dos casos.

O possível descuido, entretanto, pode ter contribuído com o crescimento acima do esperado. “O cuidado deve ser contínuo, tanto por parte do Poder Público, como da população. Às vezes é mais perigoso uma tampinha na rua do que a água de uma piscina, que teoricamente recebe tratamento com cloro, sempre”.

Ela também aponta o vírus tipo 4 como responsável pelo avanço dos casos. De acordo com a especialista, os primeiros registros na Cidade são de fevereiro. “Esse novo vírus circula pela região e todos estão suscetíveis a contrair a dengue, mesmo os que já pegaram os outros tipos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário