terça-feira, 27 de março de 2012

Casos de dengue voltam a crescer em Rio Preto


No último relatório da Secretaria Municipal de Saúde, do dia 23 deste mês, já  eram 89 confirmações, sendo um dos casos de dengue hemorrágica. Outros 150 exames aguardam resultados, se positivos ou não. Com o avanço da dengue, os casos da doença já se equiparam a 2011. No dia 23 de março do ano passado,  havia igualmente 89 confirmações e nenhuma era hemorrágica.

O empresário Alessandro Marcelo Fernandes Maduro, 38 anos, foi ontem ao PS Central com suspeita de dengue. Desde sexta-feira, ele tem febre. Os antitérmicos não fazem a temperatura baixar. “O médico me atendeu e tomei medicação na veia. Espero melhorar, se a febre não passar, vai ser dengue mesmo”, diz.

Segundo o gerente da Vigilância Ambiental, Frank Hulder de Oliveira, 80% das larvas do Aedes aegypti são encontradas nas casas e quintais. O índice breteau – que mede a incidência de mosquitos – de janeiro (última amostragem) apontou que a infestação é de 2,5, ou seja, a cada cem casas visitadas 2,5 tinham larvas.

“Não se compara com janeiro de 2010, quando o índice era de 5,7, mas é preocupante e demanda atenção e cuidado da população. É preciso eliminar possíveis criadouros para não termos nova epidemia.” Em 2010, Rio Preto registrou 24.021 casos e 11 mortes decorrentes da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário