domingo, 26 de fevereiro de 2012

No Ceará já são 978 casos de dengue confirmados só em 2012


Com o início da quadra chuvosa no Ceará, logo vem à preocupação com a proliferação do mosquito transmissor da dengue - o Aedes aegypti. Segundo o último boletim semanal da dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no dia 17 de fevereiro, os casos confirmados da doença somam 978, em 29 municípios cearenses.

Chama atenção que 75,7% das confirmações estão concentradas em Fortaleza e Juazeiro do Norte. Foram 397 casos na Capital (40,6%) e 344 em Juazeiro (35,1%), onde ocorreu o único óbito registrado neste ano.

Comparando os meses de janeiro e fevereiro deste ano com os do ano passado, percebemos que houve uma redução significativa de 89,35% do número de casos. Enquanto em 2011, ano de epidemia, até fevereiro foram 3.728 confirmações na Capital, neste ano, foram 397.

Neste ano, ainda é o tipo 1 da doença que predomina. Em Caucaia, um caso do tipo 4 da doença está praticamente confirmado. Mas, de acordo com o coordenador da Sesa, a pessoa passa bem e não está em estado grave. Em 2011, um único caso confirmado do tipo 4 da doença foi em Morada Nova. Fonseca esclarece que um novo sorotipo geralmente entra lentamente e apenas um ou dois anos depois é que pode ocorrer surto epidêmico.

Com relação a 2012, a expectativa da Sesa é que seja um ano tranquilo com relação à dengue. Apesar disso, Fonseca afirma que é preciso estar em alerta para as suspeitas de casos. Por isso, o trabalho dos agentes de endemias está sendo intensificado. Alguns cuidados básicos, como limpar o quintal de casa, as calhas e manter as caixas d´água teladas, são fundamentais para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário