segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ministro Padilha anuncia redução dos casos de dengue no Brasil, 2012

Em uma coletiva de imprensa o Ministro Alexandre Padilha, acompanhado pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; Representante da OPAS/OMS no Brasil, Jacobo Finkelman; secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso; secretário executivo do CONASEMS, José Ênio; Coordenador Nacional do Programa da Dengue, Giovanini Coelho; anunciou os novos dados da dengue no Brasil até a 6ª semana epidemiológica (até 11 de fevereiro de 2012).

Estiveram também presentes a coletiva o Gerente de PCDDS/OPAS, Enrique Gil; o Diretor do DEVIT/SVS, Cláudio Maierovitch; e o Consultor OPAS, Haroldo Bezerra.

O Ministro, Alexandre Padilha, destacou os bons resultados obtidos, mas deixou bem claro que apesar disso ainda existiam 356 municípios com risco claro de epidemia em 2012, em suas palavras - “Dados positivos são para aprendermos com o que deu certo e reforçarmos ainda mais as ações. Apesar de termos reduzido em 62% as notificações em todo o país, mais de 300 municípios estão em risco ou em alerta de surto.”.

O Representante da OPAS/OMS no Brasil, Jacobo Finkelman; parabenizou o Governo Brasileiro pelos resultados, mas também destacou a imperativa necessidade da manutenção das ações de prevenção e controle de doença no país, e o incondicional apoio da OPAS/OMS ao Governo Brasileiro neste sentido. Por fim, o Representante fez um resumo da situação da dengue nas Américas, com destaque para a América do Sul.

A apresentação dos dados foi realizada pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa; onde o mesmo destacou a redução obtida até o momento. “Temos vários fatores que contribuíram para este cenário: as medidas adotadas pelos gestores locais – como o trabalho dos agentes de endemias -, a participação da própria sociedade, que está mais consciente - e os aspectos climáticos, já que tivemos um janeiro chuvoso e mais frio”, explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário