Segundo dados divulgados ontem pela
Secretaria de Estado da Saúde, a cidade não registrou nenhum caso autóctone
(aquele contraído dentro do próprio município) da doença em janeiro de 2012. A
única pessoa infectada nos primeiros 31 dias do ano em Bauru “importou” a
dengue do Mato Grosso.
Para se ter uma ideia de como os bauruenses se “movimentaram bem no ringue” para começar o ano com tudo nesta luta contra o mosquito Aedes aegypti, em janeiro de 2011 o município registrou 94 ocorrências da doença, o que já indicava que esse problema de saúde iria atormentar a todos até o fim do ano, quando 4.360 pessoas no total foram infectadas dentro da cidade, sendo que seis morreram.
E não foi apenas aqui que a dengue perdeu o primeiro round. De acordo com a secretaria estadual, o DRS (Departamento Regional de Saúde) 6, que engloba Bauru e mais 67 municípios e tem mais de 1,6 milhão de habitantes, o número de casos autóctones em janeiro deste ano também foi zero, contra 105 em 2011. Em todo o estado, a ocorrência da doença despencou 95% na comparação entre 2011 e 2012: 129 casos autóctones este ano, diante de 2.562 registrados no ano anterior.
No ano passado, a maior concentração de casos da doença (82,5%) se deu entre os meses de março e maio, ou seja, logo após as chuvas de verão, responsáveis por formar os grandes criadouros do mosquito transmissor. Neste período, 3.597 bauruenses foram infectados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário