domingo, 15 de janeiro de 2012

Elimine focos da dengue dentro de casa pelo menos uma vez por semana


Procure focos da dengue dentro de casa pelo menos uma vez por semana
90% dos focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, são encontrados dentro de casa. Com o perigo tão perto, a orientação da Secretaria da Saúde do Estado é de que pelo menos uma vez por semana as famílias façam uma limpeza rigorosa em todos os depósitos que acumulam água. Os ovos do mosquito ficam por mais de 1 ano nas bordas das caixas d`água, tinas, baldes, garrafas, latas. No contato com a água, eclodem e saem por aí ameaçando a saúde da população, transmitindo uma doença que deixa as pessoas com dores nas articulações, febre, dor de cabeça e que pode matar.

A limpeza das bordas dos depósitos que acumulam água deve ser feita com sabão e escova para eliminar todos os ovos depositados pelo mosquito. Não basta só renovar a água. Agora, com as chuvas de janeiro, que antecedem o período chuvoso no Ceará de fevereiro a maio, os cuidados devem ser redobrados com tudo que possa servir de criadores dos mosquitos. Até mesmo em cascas de ovos de galinha e tampinhas de bebidas a fêmea coloca os ovos. Em uma só postura, uma única fêmea coloca até 100 ovos. Se os cuidados na eliminação dos focos não forem permanentes, podem virar larvar, pulpas e o mosquito e mosquito adulto de sete a 10 dias.

Ao mesmo tempo em que mobiliza a população para reforçar o combate doméstico da dengue, a Sesa prepara profissionais para intensificar as ações de controle da doença. Nesta quarta-feira, 11, e na última terça-feira, 10, na Escola Técnica do Eusébio, a Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde deixa 96 técnicos que trabalham com o fumacê mais informados sobre a biologia e ecologia do Aedes ageypti e sobre o uso criterioso de inseticida no controle da infestação do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário