domingo, 22 de janeiro de 2012

Dengue: notificados 856 casos suspeitos no Rio

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou a estatística de casos da dengue no Estado ocorridos durante as duas primeiras semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 14 de janeiro). Foram notificados 856 casos suspeitos no Rio de Janeiro, sendo 52 confirmados em São Gonçalo, segundo a Subsecretaria de Combate a Dengue da cidade. A Secretaria Estadual de Saúde informou, porém, que não divulga mais o ranking de cidades com maior índice de infestação, só no caso de confirmação de óbitos.

Contudo, mesmo sem divulgar a lista das cidades mais infestadas pelo mosquito da dengue, o município corre o risco de registrar um número muito grande de vítimas, já que ainda há locais na cidade com água parada e focos do Aedes aegypti. A piscina do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (Cefeteq), no Ciep 436 Neusa Brizola, em Neves, por exemplo, está com água parada: prato cheio para que a proliferação do Aedes. O Cefetec fica às margens da BR-101 e a piscina é conhecida na vizinhança, como ‘berçário’ da dengue.

“Isso que vocês estão vendo não é novo. Essa piscina sempre foi assim, com água suja e parada e sem ser usada pelos estudantes. De que adianta a gente fazer a nossa parte, se não o próprio governo não faz a dele?”, questiona a dona de casa Isabel Cristina Marques, que mora na Rua Oliveira Botelho, próximo ao Ciep.

A estudante Roberta Cantarine, que também mora na Rua Oliveiro Botelho, faz coro com Isabel: “Agora há pouca água, mas já teve época em que a piscina quase transbordava. Ficamos expostos a esta situação. Dentro da casa da gente eles querem entrar para ver se está conforme querem, mas a gente não pode entrar no Ciep”, criticou a estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário