domingo, 22 de janeiro de 2012

Dengue diminui 79% no estado do Ceará

Até ontem, foram confirmados 149 casos de dengue em oito municípios cearenses. No mesmo período do ano passado, já haviam sido contabilizadas 716 pessoas com a doença, o que demonstra uma redução de 79,18% no total de casos.

As informações pertencem ao Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado ontem, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O levantamento também aponta a diminuição na quantidade de casos graves, ou seja, dengue com complicação e dengue hemorrágica.

Enquanto nos primeiros 20 dias de janeiro de 2011, foram registrados seis casos confirmados de dengue hemorrágica e dez com complicação, neste ano, existe somente um caso da forma hemorrágica confirmado, sendo este em Fortaleza.

Com relação aos óbitos devido à doença, em igual período, tanto em 2011 quanto neste ano, não foram confirmados. Apenas em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, está sendo investigada uma morte.

Diferentemente de 2011, quando a cidade de Tauá preocupava pelo grande número de pessoas com a doença, neste ano, Juazeiro do Norte é o município que mais requer atenção. A cidade já contabiliza 86 casos, o que corresponde a 57,71% dos 149 registros de todo o Ceará.

Ele lembra que as ações são simples, como fazer pelo menos uma vez por semana limpeza dentro de casa e em todos os depósitos que possam acumular água e servir de criadores para o mosquito. Aos secretários municipais de saúde, Arruda Bastos alerta para o trabalho continuado dos agentes de endemias na visita casa a casa e da importância da notificação dos casos no controle da dengue.

Na atribuição de fazer o controle do vetor, o Aedes aegypti, a Sesa iniciou ontem, em Juazeiro do Norte, a pulverização com inseticida, mais conhecido como fumacê. A operação com sete veículos será realizada nos 3.800 quarteirões do município em dois ciclos. O objetivo é diminuir o índice de infestação do mosquito para proteger a população, romeiros e visitantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário