terça-feira, 9 de agosto de 2011

Índice de infestação do mosquito da dengue em Macapá está em queda


O índice de infestação do mosquito da dengue, em Macapá, caiu de acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, referentes ao 4º Ciclo do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no mês de julho. Desde o inicio do ano quando os primeiros ciclos apresentaram alto e médio risco, as ações de combate a dengue foram intensificadas e o levantamento realizado de dois em dois meses vem apresentando queda.

O atual LIRAa, aponta Índice de Infestação Predial (IIP) de 1,7% e Índice de Breteau (IB) de 2,00%, caracterizando situação de médio risco em queda. O primeiro realizado no mês de janeiro apresentou IIP de 3,5% e IB 4,1% o que representa médio risco. Já no segundo ciclo, em abril, houve uma alta do índice, IIP e IB de 4,1%, passando a situação do município para alto risco e em maio, no terceiro ciclo os dados apresentaram IIP de 2,0% e IB de 2,3%, voltando a cair para médio risco.

Segundo o secretário de saúde, Eduardo Monteiro de Jesus, a queda do LIRAa, é reflexo do trabalho que a Semsa vem desenvolvendo no combate a dengue. “O resultado é positivo. Iniciamos as ações de intensificação no combate a dengue no mês de janeiro e no segundo ciclo quando houve uma alta no índice, traçamos um plano emergencial. O resultado das atividades está aparecendo nestes dois últimos ciclos que apresentam médio risco em queda. As atividades de controle e combate serão constantes, mesmo com a chegada do período de estiagem. E a população é sempre nossa principal aliada e deve permanecer vigilante. Os cuidados com o lixo doméstico, caixas d’água, calhas, devem ser contínuos, pois a dengue se combate todos os dias do ano”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário