terça-feira, 10 de maio de 2011

Infectologistas divulgam carta aberta expondo preocupação com ações voltadas ao combate à dengue no RN


Os infectologistas do Rio Grande do Norte estão cada vez mais preocupados com os problemas relacionados à dengue no estado. A Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia (SRNI) divulgou, neste fim de semana, carta aberta expondo a opinião sobre as ações do Poder Público para prevenir e tratar os problemas ocasionados pela dengue e expôs as opiniões acerca da estrutura disponibilizada atualmente. Para a SRNI, é necessário que os gestores municipais e estadual de saúde que coloquem em prática medidas de controle eficazes e financeiramente viáveis para o enfrentamento da atual situação de epidemia no Estado.

Temos a convicção de que Dengue é uma doença cujas formas de controle já são bem conhecidas e dependem, necessariamente, de decisão política de governo, na medida em que este garanta à população boa estrutura de saneamento básico, destino adequado do lixo, serviços básicos de saúde eficientes, controle eficaz dos focos, conscientização da população, somado ao compromisso individual dos cidadãos, dos profissionais de saúde e daqueles que integram o poder público.

Por fim, sugerimos aos gestores municipais e estadual de saúde que coloquem em prática medidas de controle eficazes, cientificamente comprovadas e financeiramente viáveis para o enfrentamento da atual situação de epidemia de nosso Estado. Para tanto, defendemos o funcionamento permanente de comitês, estadual e municipal, de caráter deliberativo, onde os problemas sejam discutidos de forma multidisciplinar e as ações propostas sejam efetivadas e divulgadas amplamente, norteando as diretrizes que os gestores de saúde pública implementarão, em respeito às expectativas da população e condizentes com uma gestão literalmente comprometida com a melhoria das condições de vida dos usuários e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário