Dez dias após a Prefeitura do Natal ter decretado estado de emergência devido a epidemia de dengue, o plano de combate ao mosquito foi apresentado ontem. O projeto “Natal contra a dengue” utilizará 470 agentes de endemias, um helicóptero, 36 vans e um Centro de Hidratação, na Cidade da Esperança, durante os 90 dias da ação. Detalhes importantes, porém, não foram esclarecidos pelos técnicos do Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), contratado pelo Município para desenvolver o projeto.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Rafael Paixão, comandará as equipes de combate ao mosquito da dengue. A quantidade de agentes em cada frente de trabalho, bairros por onde começarão as atividades e o método a ser aplicado para erradicar os criadouros, não foram explicitados. A explanação do plano ficou sob a responsabilidade do tenente coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Rafael Paixão, que integra o corpo técnico do Instituto.
Por três meses, Natal se confundirá com o Rio de Janeiro de três anos atrás, quando a cidade enfrentou um surto de dengue de proporções superiores ao da capital potiguar atualmente. Nem mesmo as fotos apresentadas ontem pelo bombeiro Rafael Paixão enquanto apresentava a “Operação Dengue 2010/2011 – Plano de Contingência Municipal” foram substituídas por imagens de imóveis ou localidades da capital potiguar. Tudo o que foi apresentado tinha como parâmetro o plano executado na capital carioca. “Todas as medidas implementadas no Rio de Janeiro ajudaram a reduzir os casos em 97%”, disse o militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário