segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Aedes aegypti: Sala Nacional passa a funcionar no Ministério da Saúde

Desde sexta-feira (1/9), a Sala Nacional de Coordenação e Controle para o enfrentamento ao Aedes aegypti e suas consequências deixa oficialmente o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), estrutura do Ministério da Integração, para ocupar o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), do Ministério da Saúde.

A sala do CIEVS já recebeu a equipe da SNCC na última rodada de videoconferências com as 27 salas estaduais no começo do mês. Presente na ocasião, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, reforçou o combate ao mosquito como uma prioridade de governo e assegurou a continuidade das medidas de prevenção.

Com o objetivo de gerenciar e monitorar as iniciativas de mobilização e combate ao mosquito em todo o país, a Sala Nacional é composta pelos ministérios da Saúde, Integração, Educação, Defesa, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Cidades, além da Casa Civil e da Secretaria de Governo. Também conta com a participação do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e outros órgãos de governo convidados.

AÇÕES INTERSETORIAIS
Ao longo do segundo semestre de 2017, ademais das atividades de monitoramento dos ciclos de visitas a imóveis urbanos e de rotina para o controle vetorial, a SNCC atua em várias frentes. Em outubro, ela mobiliza as redes da Saúde, Educação e Assistência durante a Semana Nacional de Combate. Em novembro, lança o dia D, com a nova campanha de combate ao mosquito do Governo Federal.

De modo contínuo, leilões de carros apreendidos, campanhas de coleta de pneus, mutirões de limpeza, ações nas datas comemorativas e a Sexta sem Mosquito são igualmente estimulados. O tema também será pautado nos seminários interfederativos, propostos pela Secretaria de Governo, e nos fóruns, capacitações e reuniões de Secretários e Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil.

DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
As diversas medidas adotadas pelo Governo Federal, voltadas para a eliminação do mosquito, resultaram na queda significativa nos casos de dengue, Zika e chikungunya. Em 2017, até 5 de agosto, foram notificados 210.627 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 85,3% em relação ao mesmo período de 2016 (1.432.691). Quanto à Zika, foram registrados 15.039 casos em todo o país, uma redução de 92,7% em relação a 2016 (205.986 casos). Já em relação à chikungunya, foram registrados 163.135 casos, o que representa uma taxa de incidência de 79,2 casos para cada 100 mil habitantes. A redução é de 35,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 253.795 casos.

Contatos
Sala Nacional de Coordenação e Controle - SNCC
Esplanada dos Ministérios – Bloco G
Brasília – DF / CEP: 70058-900
sncc@saude.gov.br
(61) 3315 3795

Nenhum comentário:

Postar um comentário