quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Pernambuco: microcefalia é confirmada em quatro bebês que morreram

Até o último sábado (6), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, em Pernambuco, 79 óbitos de bebês com suspeita de microcefalia. Desse total, quatro tiveram a confirmação do diagnóstico da malformação. Outros 73 casos ainda permanecem em investigação e dois tiveram a microcefalia descartada. Os dados foram divulgados nesta quarta (10).

De acordo com a pasta, nos quatro casos que receberam a confirmação, a malformação está associada ao vírus da zika, mas a SES esclarece que nenhum deles teve a microcefalia como causa básica da morte.

Ainda de acordo com os dados do boletim, Pernambuco notificou, de 1º de agosto do ano passado até o último sábado (6), 2.094 casos de microcefalia, ou seja, de bebês com suspeita da malformação. No mesmo período foram confirmados 376 casos.

Entre 2 de dezembro de 2015 e 6 de agosto de 2016, o estado também contabilizou 4.431 gestantes com exantemas. Dentro dessa estatística, foram emitidas 29 confirmações de microcefalia intra-útero. Apesar do número, a Secretaria informa que a notificação devido às manchas vermelhas não significa, necessariamente, que a grávida tem suspeita de dengue, zika ou chikungunya.

Entre os dias 3 de janeiro e 6 de agosto, Pernambuco confirmou 24.714 casos de dengue – 650 a mais do que o dado divulgado na última semana. Em relação à chikungunya, houve mais 1.138 confirmações em relação à semana anterior, totalizando 19.875 casos confirmados. Os casos confirmados de zika permanecem em 147.

Em relação às notificações, já foram contabilizadas 94.447 para dengue, 49.198 para chikungunya e outras 10.776 para zika. De acordo com a SES, a notificação não representa a confirmação dos casos, mas uma suspeita do diagnósticos das doenças diante dos sintomas apresentados pelos pacientes.

Até a última semana, Pernambuco também registrou 228 mortes em que as arboviroses são a principal suspeita de causa. Desse total, 68 óbitos tiveram resultado laboratorial positivo, sendo 36 deles para chikungunya, 26 para dengue e outros seis com resultados positivos para ambas as doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário