quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Londrina, PR; vacinação contra dengue em 15 escolas do estado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina, no norte do Paraná, realiza a partir desta quinta-feira (25) vacinação contra a dengue em quinze escolas estaduais da cidade. O objetivo é garantir a imunização de adolescentes e jovens entre 15 e 27 anos. A ação terá duração cinco dias, e vai até o dia 1º de setembro.

Para receber as equipes da SMS, foram selecionados os colégios estaduais com maior número de estudantes dentro da faixa etária indicada para receber a vacina. A vacinação será realizada nos turnos da manhã e noite, por terem maior número de alunos aptos a receber a dose.

Os estudantes estão sendo orientados sobre a importância da imunização em sala de aula. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis para receber a vacina.

A meta da SMS é imunizar 120 mil pessoas contra a dengue. Com a parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), que vai permitir a ação nas escolas, a estimativa é que 20 mil alunos sejam vacinados.

Uma universidade de Londrina já entrou em contato com a secretaria para realizar uma parceria e fornecer a vacina para estudantes e funcionários. De acordo com a SMS, a instituição vai receber na quinta-feira as doses e o material necessário para a vacinação.

Estão aptas a receber a vacina pessoas com idade entre 15 e 27 anos, conforme determinação do governo do estado. A faixa etária foi selecionada com base em um estudo da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que comprovou maior ocorrência da doença neste grupo.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação. A imunização completa exige três doses da vacina, com intervalo de 6 meses entre elas.

Entre o público-alvo da campanha, não podem se vacinar gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas em tratamento de câncer e portadores do vírus HIV. A vacina também não será aplicada em pessoas que estejam com febre, gripe ou com pneumonia. Nestes casos, a aplicação deverá ser adiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário