sexta-feira, 6 de maio de 2016

Em Pernambuco grávida do 2º filho, chama a atenção de pesquisadores

Uma gravidez está chamando a atenção de médicos e pesquisadores em Pernambuco: pela primeira vez, a mãe de um bebê com microcefalia está na segunda gestação. Mãe de Anderson Gabriel, de 6 meses, que possui a malformação cerebral, a dona de casa Ana Júlia Xavier de Araújo, de 18 anos, está grávida do seu segundo filho. E ela apresentou manchas vermelhas no corpo bem semelhantes àquelas que teve na primeira gravidez, o que pode indicar uma nova infecção pelo mosquito Aedes aegypti.
A confirmação da segunda gravidez trouxe muita preocupação a Ana Júlia, que está no quarto mês de gestação. “Eu quase caio para trás, foi muito difícil, eu chorei muito. É o mesmo carocinho, do mesmo jeito. Essas manchas ficaram pelo corpo todo durante uma semana”, conta a dona de casa.

Ela não fez exames para confirmar o diagnóstico, apenas foi medicada no posto de saúde com remédio para diminuir a febre. Pelos sintomas, a dúvida é saber se Ana Júlia foi infectada pelo Aedes aegypti novamente e se corre o risco de ter contraído o vírus da zika, até então um fato inédito para a ciência.

Ainda não temos evidência científica de que não se pode ter uma segunda infecção por zika. A partir da experiência com dengue e chikungunya, temos como hipótese que é provável que não haja uma segunda infecção, mas não existem trabalhos científicos que demonstrem que o zika não pode provocar uma segunda infecção, explica Carlos Brito, clínico geral e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ainda sem saber o sexo do bebê que está esperando, a dúvida que tira o sono de Ana Júlia é se o seu segundo filho vai nascer com microcefalia também. Esse bebê é esperado com ansiedade tanto pela mãe quanto pelos pesquisadores. “Isso tem uma importância crucial porque obviamente surge um alerta no sentido de que é preciso avaliar se é possível ter uma segunda infecção por zika, se a imunidade não é duradoura”, destaca Carlos Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário