segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Rio de Janeiro: 52.167 pessoas tiveram dengue em 2015



Segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, 52.167 pessoas tiveram dengue este ano no Estado do Rio. O Brasil registrou 1,3 milhão de casos da doença. O levantamento no Rio revela um aumento de 650% no número de ocorrências nos primeiros oito meses do ano. Em todo o ano de 2014, foram notificados 7.819 casos suspeitos de dengue e dez óbitos. Este ano, 13 pessoas morreram, sendo dez na região Sul Fluminense.

Morador do bairro Verbo Divino, no Centro de Barra Mansa, no Sul Fluminense, o aposentado José Evaristo Alves, de 78 anos, contraiu dengue clássica há quatro meses. “Achei que fosse só uma gripe, mas o quadro foi piorando, com prostração, vômitos, tonturas, dor atrás dos olhos, manchas semelhantes ao sarampo e perda de apetite”, lembra.

Ele e os parentes acreditam que o foco do mosquito estava num terreno baldio cheio de lixo e matagal na rua Maximiano Alves. “O terreno virou também criadouro de cobras, ratos e escorpiões”, lamenta José, ressaltando que ele mesmo roça o mato do lugar. A Prefeitura intimou o proprietário a fazer a capina, mas ele só cumpriu a determinação uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário