terça-feira, 30 de junho de 2015

Sorocaba, SP: desenvolve trabalho em parceria



A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, foi convidada pela Diretoria Regional de Saúde (DRS) XVI – Sorocaba para explanar sobre o trabalho de combate à dengue desenvolvido na cidade. A apresentação ocorrida no dia 26 de junho, na sede da DRS XVI, durante reunião com municípios da região com mais de 100 mil habitantes, ficou a cargo do agente fiscal sanitário que atua na área de processamento de dados do serviço de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde e também integra o Núcleo de Educação Permanente e Humanização (Neph), Claussius Celsius Cardoso.

A reunião contou ainda com as presenças do coordenador do serviço de Controle de Vetores de Itu, o biólogo Gilberto Lucena, e do diretor do Nível Central da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), o engenheiro Antônio Henrique Alves Gomez.

Pontos importantes do trabalho desenvolvido em Itu, ao longo de todo o ano, foram abordados. A experiência da Sala de Situação, criada em 2013, que reúne periodicamente profissionais da Saúde para discutir estratégias e incrementar as ações de combate à doença foi mencionada como o ponto de partida para importantes mudanças nesse trabalho.

Segundo ele, o que ocorria em Itu é que a Rede Básica de Saúde não suspeitava de dengue no inverno, ou seja, quando a atividade do mosquito Aedes Aegypti diminui, mas não acaba. Explicou que a Sala de Situação decidiu que fossem feitos treinamentos com a equipe da Rede Básica, para que os profissionais suspeitassem de casos de dengue também no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário