segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cabo Frio, RJ: intensifica campanha contra dengue



Começou nesta segunda-feira (29) em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, um mutirão de combate a endemias com foco no mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O trabalho está sendo realizado por agentes de combate à endemias e fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio. O mutirão vai durar 15 dias.

"O objetivo é a prevenção e conscientização dos moradores de áreas que tiveram aumento de casos de dengue durante o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa)", disse o coordenador de Endemias, Rofran Cardoso.

Atualmente, o mosquito Aedes aegypti, que antes era silvestre, passou a ser domiciliar. O LIRAa aponta, nos dois últimos meses, crescimento no índice de infestação em alguns bairros.

"Estamos concentrando as ações de prevenções nos bairros Vila do Ar e Jardim Esperança I, onde o índice alcançou 2,1%; e nos bairros Jardim Peró, Reserva do Peró, Caminho de Búzios e Guriri, onde o índice de infestação alcançou 3,8 %. O índice aceitável no LIRAa é até 1%", explicou Rofran.

Nesses bairros, agentes de combate a endemias (ACEs) visitam casa por casa realizando o trabalho preventivo e orientando os moradores sobre as formas de se evitar a proliferação do mosquito. Cerca de 130 agentes trabalham no mutirão.

Em maio, 99.564 imóveis foram visitados pelos ACEs em todo o primeiro distrito. A cada dois meses, são feitas visitas domiciliares em imóveis já vistoriados para acompanhar o trabalho já feito anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário