domingo, 22 de fevereiro de 2015

Chuvas: cuidados com a Dengue e Febre Chikungunya



Com alerta de chuva em pelo menos dez estados brasileiros, os cuidados no combate à dengue e à febre Chikungunya – ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, devem ser redobrados. O alerta é da infectologista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Eliana Bicudo.

Ela lembrou que a dengue é uma doença grave e que apresenta quadro mais agudo que o da febre Chikungunya. O principal sinal de alerta para as duas doenças, segundo ela, é a febre, sobretudo quando desacompanhada de outros sintomas gripais, como dor de garganta e coriza.

“Às vezes, se mistura um pouco os quadros virais. Se tenho febre sem dor de garganta, mas com dor muscular, diarreia, temos que pensar em dengue ou Chikungunya, que têm a mesma sintomatologia”, explicou.

Para evitar o aumento de casos de ambas as doenças, a orientação, de acordo com a infectologista, é que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros dos mosquitos. As medidas incluem, por exemplo, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário