sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ibiporã, PR: índice de 5,6% no primeiro LIRAa de 2015



O primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2015 de Ibiporã (16 km de Londrina) apontou índice cinco vezes superior ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 1%, e coloca o município em estado de alerta. De acordo com a Secretaria, o índice registrado foi de 5,6% para a infestação do mosquito da dengue e da febre chikungunya, o Aedes aegypti.

O último LIRAa realizado no município, em outubro de 2014, apontou um índice de 0,3%. No mesmo período do ano passado, a infestação também foi considerada alta, mas inferior a registrada neste ano - 3,4%. Entretanto, o aumento é justificado por fatores como a maior ocorrência de chuvas em relação ao mesmo período do ano passado e às altas temperaturas da estação.

Vinte e cinco agentes municipais de endemias inspecionaram cerca de 900 imóveis (5% do total) em todas as regiões da cidade, no período de 5 a 9 de janeiro. O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da dengue.

O município de Londrina registrou praticamente o dobro de Ibiporã, com 10,1%. Por este motivo a Saúde reforça a importância de se redobrar os cuidados com possíveis focos do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário