domingo, 14 de dezembro de 2014

Aracaju: realiza “Dia D” de combate a Dengue



Com o lema Dengue e Chikungunya. O Perigo Aumentou. E a Responsabilidade é de Todos Também, a Saúde de Aracaju realiza neste sábado, 6, o Dia D de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de tais doenças. As ações vão acontecer no bairro Santa Maria - local apontado no último Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) com índice de 5,6% classificado como risco de epidemia.

A campanha terá adesão e participação da brigada Itinerante Estadual de Combate à Dengue, do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB). A concentração será a partir das 7h na Unidade de Saúde da Família Celso Daniel. No local, distribuiremos panfletos educativos alertando a população sobre mecanismos para acabar com os criadouros do mosquito, visitas domiciliares para eliminação de focos, mutirão de limpeza e coleta de pneus, disse a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante.

A Coordenadora ainda pontuou que o combate à Dengue, a prevenção ao vírus Chikungunya exige atenção da população. As medidas de proteção são as mesmas para controle da Dengue. É preciso que a população preste atenção nos detalhe. Verifique se a caixa d´água está bem fechada, não acumule vasilhames no quintal, verifique se as calhas não estão entupidas e que coloque areia nos pratos dos vasos de planta, informou.

Taíse fez questão de frisar que, em Aracaju, as lavanderias, que muitas pessoas têm em suas casas, podem servir de reservatórios perigosos para que o mosquito ponha os ovos. É preciso que se lave internamente as lavanderias duas vezes por semana para eliminar os ovos que podem ficar por até 450 dias só esperando água para completar seu desenvolvimento, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário