sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SES faz reunião para combater a dengue e chikungunya



Representantes de mais de 50 instituições se reúnem nesta sexta-feira para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. As entidades fazem parte do Comitê de Mobilização Social das doenças, criado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O objetivo é fazer um chamamento para a sociedade ajudar no combate às doenças.

O encontro acontece esta tarde, no auditório da SES, no Bongi. Entre os órgãos que já confirmaram participação, Codecipe, Consórcio Grande Recife, Celpe, Amupe, Correios, Corpo de Bombeiros, Comando Militar do Nordeste, Cremepe, Federação Pernambucana de Futebol, entre outros.

No dia 19 deste mês, a SES lançou um plano de contingência contra essas doenças e vem atuando junto aos municípios na área de vigilância em saúde e na assistência aos pacientes. "Contudo, é essencial que todos os pernambucanos estejam engajados na eliminação dos criadouros dos mosquitos, que são encontrados, principalmente, nos domicílios ou no seu entorno. Por isso esse chamamento público para que entidades de diversas áreas possam auxiliar com atividades de mobilização e comunicação social", frisa a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya.

O Plano de Contingência está focado em quatro eixos: vigilância dos casos e controle do vetor; assistência ao paciente, em toda a rede de saúde; comunicação social, para ampla divulgação sobre as doenças; e gestão integrada do plano, para monitoramento de todas as ações estaduais e municipais.

Na área de mobilização social, serão distribuídos à população e às unidades de saúde 4,2 milhões de cartazes e fluxogramas de atendimento aos pacientes, de folders e filipetas explicativos sobre a chikungunya e a dengue, além de spots de rádio para os municípios. Também foram montados 12 Comitês Regionais de Mobilização para Enfrentamento da Dengue e da Febre Chikungunya, além do comitê central, com reuniões periódicas para avaliar a situação das doenças e os planos de atuação.

Os dez municípios com maior incidência da dengue (número de casos por 100 mil habitantes) são: Passira (137,54), Itacuruba (86,15), Santa Cruz do Capibaribe (61,91), Cabo de Santo Agostinho (59,14), Ingazeira (43,76), São José do Egito (39,27), Solidão (33,80), Jaboatão dos Guararapes (33,01), Toritama (32,57) e Condado (31,45).

Foram notificados 108 casos de dengue com agravamento, com 97 confirmações no ano de 2014. Em 2013, no mesmo período, foram 69 casos de dengue com agravamento confirmado. Em relação ao número de óbitos, foram 61 notificações, com 35 confirmações. No mesmo período de 2013, houve a notificação de 77 óbitos suspeitos, sendo 48 confirmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário