domingo, 30 de novembro de 2014

Pernambuco: instituições realizam mobilização



Representantes de mais de 50 instituições se reúnem nesta sexta-feira para discutir ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre chikungunya. As entidades fazem parte do Comitê de Mobilização Social das doenças, criado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O objetivo é fazer um chamamento para a sociedade ajudar no combate às doenças.

O encontro acontece esta tarde, no auditório da SES, no Bongi. Entre os órgãos que já confirmaram participação, Codecipe, Consórcio Grande Recife, Celpe, Amupe, Correios, Corpo de Bombeiros, Comando Militar do Nordeste, Cremepe, Federação Pernambucana de Futebol, entre outros.

"Contudo, é essencial que todos os pernambucanos estejam engajados na eliminação dos criadouros dos mosquitos, que são encontrados, principalmente, nos domicílios ou no seu entorno. Por isso esse chamamento público para que entidades de diversas áreas possam auxiliar com atividades de mobilização e comunicação social", frisa a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya.

Até o momento, Pernambuco não registrou nenhum caso autóctone de chikungunya. Contudo, foram notificados 21 possíveis casos, sendo 1 confirmado (paciente infectado na República Dominicana e que começou a sentir os sintomas da doença no Ceará, onde está em tratamento). Os demais deram negativo para a doença.

Os dez municípios com maior incidência da dengue (número de casos por 100 mil habitantes) são: Passira (137,54), Itacuruba (86,15), Santa Cruz do Capibaribe (61,91), Cabo de Santo Agostinho (59,14), Ingazeira (43,76), São José do Egito (39,27), Solidão (33,80), Jaboatão dos Guararapes (33,01), Toritama (32,57) e Condado (31,45).

Nenhum comentário:

Postar um comentário