O Governo de Minas lançou nesta sexta-feira, na
Cidade Administrativa, a campanha de combate à dengue e à febre chikungunya no
estado. Uma das novidades deste ano será a criação de um game, inspirado em um
vídeo australiano para promover a segurança no metrô. Em “Dumb Ways to die” são
mostradas várias situações onde os personagens do vídeo morrem de “maneira
idiota”. Na versão mineira, que será criada para as plataformas Android, iOS e
Windows Phone, uma família composta por pai, mãe, uma filha adolescente, um
filho e um cão tomarão o papel dos personagens originais. A previsão é de que
ele seja lançado no dia 15 de dezembro.
Outra novidade da campanha será o site Acabe com o
Mosquito, que entrará no ar na próxima segunda-feira, com objetivo de informar
a população sobre a nova doença, os sintomas, as formas de infecção, tratamento
e prevenção. Segundo comunicado do governo, pesquisas recentes confirmaram que
as pessoas sabem o que fazer para evitar a proliferação do mosquito Aedes
aegypti, mas assumem uma postura reativa e agem apenas mediante uma situação de
risco ou quando têm alguma experiência relatada de um caso próximo.
Até o momento, Minas Gerais possui 38 casos de febre chikungunya notificados, sendo que 28 foram descartados, 8 estão sob investigação e 2 foram confirmados, nos municípios de Matozinhos e Coronel Fabriciano. Já a dengue, deixou pelo menos 46.125 pessoas doentes no estado este ano e matou outras 46. De acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo mosquito (LIRAa), divulgado no último dia 4 pelo Ministério da Saúde, Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, é o único município em situação de risco. Belo Horizonte tem índices satisfatórios, com menos de 1% de larvas de mosquito nos imóveis pesquisados.
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