domingo, 30 de novembro de 2014

Belo Horizonte registrou 3.062 casos de dengue em 2014



Com a chegada das chuvas, aumentam os casos de dengue em Belo Horizonte. Até o momento, foram confirmadas 3.062 pessoas infectadas. O problema atinge toda a cidade, mas em algumas regiões é mais grave. É o caso da Região Oeste, que registrou o maior número de casos, com 695 confirmações.

A Região Centro-Sul é a que tem o menor número de casos, 147. Embora a capital não tenha registrado nenhum caso de chikungunya, a doença também é uma preocupação das autoridades sanitárias, uma vez que é transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. Foram registrados dois casos suspeitos da doença de pessoas que viajaram para áreas de circulação do vírus. No entanto, ambos foram descartados pelos resultados laboratoriais negativos da Fundação Ezequiele Dias (Funed).

Para prevenir a dengue e a chikungunya, o mais importante é não deixar criadouros do mosquito que pode transmitir as doenças. A dica é eliminar recipientes que possam acumular água. A melhor forma de prevenção é impedir o ciclo de evolução do Aedes aegypti.

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará as ações da Semana de Combate ao Aedes aegypti. Para alertar a população quanto aos cuidados necessários no combate ao mosquito, o Grupo de Arte e Mobilização fará intervenções na cidade. Com o trabalho corpo a corpo, os técnicos pretendem interagir com a população e sensibilizar as pessoas para a importância de todos entrarem na ação de combate ao mosquito. O Mobiliza SUS-BH também promove palestras com o objetivo de formar multiplicadores de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário