quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Fernando de Noronha: Fiocruz implementa controle da dengue



Uma nova abordagem para o controle do mosquito vetor da dengue foi apresentada na última semana e deverá ser implementada em Fernando de Noronha a partir de dezembro.

Ação será dividida em três frentes: controle biológico, mecânico e genético, utilizando dados do sistema de monitoramento SMCP-Aedes, desenvolvido pela Fiocruz Pernambuco e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A metodologia do projeto Tecnologias integradas para controle biológico, mecânico e genético do Aedes aegypti foi explicada aos conselheiros de saúde locais pela coordenadora de Saúde de Noronha, Fátima Souza. 

O objetivo desse novo trabalho é avaliar tecnologias inovadoras, mais seletivas e ambientalmente seguras, que possam ser integradas ao sistema de controle do vetor da dengue em Pernambuco. O projeto já obteve a aprovação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela proteção do patrimônio natural de Fernando de Noronha.

Coordenado pela Fiocruz Pernambuco, o estudo será desenvolvido em colaboração com o Departamento de Energia Nuclear (DEN) da Universidade Federal de Pernambuco, as Secretarias de Saúde do Estado e do Recife e a empresa Multiave. 

A escolha de Noronha para o desenvolvimento da maior parte das ações do projeto se deu por suas características geográficas, que favorecem o estudo, e pela existência de uma ampla base de dados, gerada pelo sistema de monitoramento do vetor que já está consolidado no local (o SMCP-Aedes).

Até o início de outubro, apenas seis pessoas foram notificadas (com dengue), considerando que já passamos pelo período crítico, o das chuvas, afirmou. Com 103 ovitrampas instaladas, o sistema mapeou, nos últimos três anos, os locais e os períodos do ano de maior infestação, entre outras informações que serão utilizadas nessa nova intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário