sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Santa Bárbara d'Oeste, SP: Zoonoses monitora infestação



O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Santa Bárbara d'Oeste (SP) instalou armadilhas em 159 imóveis particulares em diferentes bairros da cidade para criar um sistema de monitoramento sistemático dos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os locais serão visitados semanalmente e devem indicar as áreas onde o combate ao inseto deve ser intensificado. No primeiro semestre, Santa Bárbara registrou a maior epidemia de dengue da sua história com 3.150 casos confirmados.

"O monitoramento será utilizado como parâmetro para desencadear as ações de combate à dengue nas áreas com maior probabilidade de transmissão. O objetivo é a prevenção da transmissão, reduzindo a população de mosquitos antes que as pessoas sejam contaminadas com o vírus", explicou o chefe de Combate a Endemias, Luiz Eduardo Chimello de Oliveira.

As armadilhas foram instaladas com uma distância de 250 metros de raio entre uma e outra. Todas as regiões da cidade receberam equipamentos, segundo a Prefeitura. A armadilha consiste em um recipiente plástico contendo água e uma palheta de madeira, que será recolhida uma vez por semana e encaminhada ao Laboratório Entomológico do CCZ para análise. Em caso de presença de ovos, o resultado indica que naquela região há fêmeas do mosquito circulando.

As ações de controle do mosquito transmissor incluem visitas domiciliares para inspeção e orientação à população quanto às medidas preventivas, arrastões para retirada de criadouros, nebulização e bloqueio de transmissão, visitas a pontos estratégicos e imóveis, busca ativa de suspeitos e atividades de informação, educação e comunicação à população, segundo a Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário