terça-feira, 26 de agosto de 2014

Uberlândia: faz recolhimento de pneus



Agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia aproveitam a estiagem e o tempo seco para fazer recolhimento de pneus nas borracharias da cidade. Toda semana, cinco equipes buscam os pneus nos 600 estabelecimentos cadastrados. Por dia, são cerca de mil pneus recolhidos, que são levados para um ecoponto que fica no Distrito Industrial.

Os pneus ficam guardados até serem levados para a reciclagem. Segundo o coordenador do Programa de Controle de Dengue, Paulo César Ferreira, a preocupação com este tipo de material tem motivos. “Ele é o melhor criadouro de dengue, porque tem todos os elementos necessários para uma boa proliferação do vetor. Ele oferece uma boa camuflagem, além da temperatura ser regulada, o que atrai o mosquito”, explicou.

De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 5.734 casos suspeitos de dengue em Uberlândia. No mesmo período do ano passado, foram 7.679, sendo uma redução de 33%. Mesmo na época de seca, o perigo continua e qualquer chuva pode fazer eclodir os ovos do mosquito, que podem sobreviver por mais de 400 dias.

“O mosquito percebe locais que podem ser viáveis para reprodução, mesmo que não tenha água. É preciso que a população saiba como o vetor prolifera para tomar os cuidados e remover os criadouros que estão a céu aberto”, afirmou.

Para manter o Aedes aegypti longe, os pneus que não são mais úteis são recolhidos por um caminhão do Centro de Controle de Zoonoses. Júlio Cesar ainda comenta que se não fosse este trabalho, o descarte seria mais complicado. “Eu ia jogar fora, deixar de fora ou senão pagar para alguém tirar os pneus e jogar em um lixão”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário