quinta-feira, 21 de agosto de 2014

São Paulo do Potengi, RN: realizou Seminário de dengue



Com o objetivo de reduzir a incidência de dengue nos municípios do Potengi, assim como contribuir para a erradicação da mesma, e bem como a conscientização de um trabalho efetivo na prevenção.

A Prefeitura de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Saúde (setor de endemias), promoveu nesta quarta-feira (20) o 1º Seminário de Dengue de São Paulo do Potengi. O evento foi realizado na Câmara municipal de Vereadores de nossa cidade.

Teve como público alvo, Secretários de Saúde, Coordenadores de Endemias, Agentes de Endemias e Agentes de Saúde, Profissionais afins e multiplicadores da área de Saúde.

A programação contou com a presença do prefeito José Leonardo Cassimiro de Araújo, da secretária municipal de saúde, Dailva Bezerra da Silva e de profissionais envolvidos com a problemática da dengue na região do Trairi.

O Prefeito Naldinho falou aos presentes da questão da Dengue, e salientou que não se pode limitar as ações de combate há apenas o momento de uma Campanha, pois o problema não termina com ela.

Além dos servidores do município de São Paulo do Potengi, estiveram também representantes dos municípios de Barcelona, Serra Caiada, Guamaré, João Câmara, Ielmo Marinho, Riachuelo, São Tomé, Lagoa de Velhos, Monte Alegre, Santa Cruz.

O professor e infectologista Luiz Alberto Carneiro Marinho, da UFRN, veio falar sobre as atualizações da dengue.

Para falar da situação epidemiológica atual do estado Rio Grande do Norte, foi convidada a biolaga, Silvia Dinara do Nascimento da SUVIGE, da subcoordenação de vigilância epidemiológica.

Também o coordenador da base de UBV, Sr. Valter Luiz dos Santos falou das estratégias de controle do mosquito Aedes aegypti no estado.

Cedidos pela FIOCRUZ/RJ, todos os participantes receberam um quite formado por 2 DVDs e um CD produzido pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do IOC e dirigido por Genilton Vieira, a obra retrata o ciclo de vida dos vetores da dengue e da febre amarela. A dispersão dos insetos pelo mundo até suas características morfológicas, hábitos alimentares, reprodução e o ambiente onde vivem são temas do documentário. Lançado em 2009, o vídeo venceu o XVII Festival Internacional de Cine Médico, Saúde e Telemedicina (Videomed 2010), na Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário