quarta-feira, 23 de julho de 2014

Não deixe o mosquito da dengue se proliferar



A dengue é um problema nosso e de todo o país, é imprescindível a colaboração sua para evitar a proliferação do mosquito e impedir o avanço da epidemia.

Convidamos todos a serem voluntários na prevenção da doença. Verifique sua casa e convoque os vizinhos para eliminarem pontos de água parada onde o mosquito pode se reproduzir e também para exterminar focos já instalados. A proliferação do Aedes aegypti é rápida, o mosquito pode atingir a fase adulta entre 7 e 10 dias e se a fêmea estiver contaminada irá transmitir a doença.

Os ovos do mosquito podem sobreviver por até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Quando receber água novamente, o ovo ficará ativo. Por isso é importante eliminar a água e lavar recipientes que ficam em área externa com água e sabão. Isso vale para bebedouros de animais e bordas de piscina, por exemplo.

Verifique se caixas d’água, tanques e cisternas, estão bem fechadas. Não deixar acumular água em locais como vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário