sábado, 19 de julho de 2014

Ceará: reduziu 42% nos casos de dengue



Este ano, foram registrados 24.594 casos suspeitos de dengue no Ceará, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (SESA). Em comparação com o mesmo período de 2013, houve redução de 42% no número de ocorrências. Dos casos notificados em 2014, foram confirmados 7.706 em 21 diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), em 127 municípios. Ou seja, a dengue atingiu 69% das cidades. No boletim epidemiológico expedido pela SESA na semana passada, tinham sido confirmados 6.705 casos.

Dos casos confirmados de dengue, a faixa etária de 20 a 29 anos predomina com 22,1% do total. Foram notificados 243 casos graves, com 49 mortes. Desses, foram confirmados 191 casos e 19 óbitos. Detectou-se dessa maneira um aumento de 13% dos casos graves confirmados comparados ao mesmo período de 2013. Houve redução de 56% nos óbitos em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os municípios, Araripe, Alto Santo, Arneiroz, Brejo Santo, Campo Sales, Icó, Jaguaribara, Lavras da Mangabeira, Nova Olinda, Pereiro, Parambu, Santana do Cariri, Tauá e Umari têm incidência acima de 300 por 100 mil habitantes.

O veterinário Neilson Rolim, supervisor do Núcleo de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, da SESA, afirma que a diminuição dos resultados foi alcançada porque o Estado se antecipou à doença. “Fizemos uma avaliação do gerenciamento. No minuto em que a informação chegava ao laboratório, a saúde pública era informada”. Com isso, segundo Rolim, foi possível distribuir melhor a passagem dos carros com fumacê pela Capital, priorizando as áreas com maior número de casos.

O supervisor destaca o caso da cidade de Jaguaribara, em que os casos dobraram em dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário