quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aracaju: o índice de Dengue cai 38,2%



Apesar do período chuvoso ser mais propício à infestação do mosquito transmissor da Dengue, o resultado do quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) - o mais esperado do ano - foi o mais baixo de 2014. A Saúde de Aracaju, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulga que o resultado da pesquisa, realizada entre os dias 1° e 11 de julho, foi de 2,1. Comparado ao mês de maio, que teve o valor de 3,4, houve uma diminuição de 38,2% no índice de infestação geral do Aedes aegypti.

O LIRAa é realizado a cada dois meses pelo Programa de Controle e Combate à Dengue, com o objetivo de diagnosticar a infestação do mosquito em cada bairro de Aracaju, para planejar as ações de campo, de acordo com o mapeamento feito. O primeiro levantamento deste ano foi realizado em janeiro e os dados apresentados foram de 2,4. Já em março, este número aumentou para 2,9. O terceiro levantamento foi no mês de maio, com 3,4 e neste mês de julho o índice caiu para 2,1.

De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante, mesmo com a diminuição do índice de infestação do mosquito, o valor ainda é considerado como médio risco ou alerta para o aparecimento de surtos ou epidemias.

"Precisamos sempre do apoio da população para que este índice não aumente. Um ponto importante neste LIRAa foi a queda em 39,8% de focos em entulhos e resíduos sólidos dentro das casas e nos quintais. Esta queda mostra que mesmo com a chuva, a população colaborou com a eliminação de depósitos que poderiam servir de criadouro do Aedes aegypti", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário