domingo, 8 de junho de 2014

Uberaba: referência nacional no combate à dengue

Trabalho desenvolvido pela prefeitura Municipal de Uberaba para combater a dengue, foi premiado no XXX Congresso Nacional das Secretarias Municiais de Saúde. Há nessa mostra “Brasil aqui tem SUS”, o projeto: “Estratégia de gestão, controle e prevenção da dengue no município de Uberaba”. Este projeto ficou entre os 10 melhores de experiências exitosas selecionadas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) de Minas Gerais, sendo premiado no evento nacional que aconteceu em Serra, no Espírito Santo, que foi representado pelo secretário de saúde, Fahim Sawan. Entre as séries de ações implantadas no município para combate a dengue. O monitoramento eletrônico e identificação em tempo real de possíveis focos do mosquito possibilitando o combate geo referenciado foram o mais elogiado.

O prefeito Paulo Piau declarou que estava muito satisfeito de ver que ações desenvolvidas na cidade foram reconhecidas na mostra “Brasil aqui tem SUS”, visa propiciar o intercambio de experiências municipais bem sucedidas no SUS, bem como estimular e divulgar as ações de cidades que inovaram nas soluções visando a garantia do direito à saúde. Até porque esse congresso de CONASEMS é conhecido como um dos maiores e mais importantes da área de saúde pública do Brasil e do mundo. “Quando assumimos a prefeitura herdamos uma epidemia e eu disse que nos próximos anos não aceitaríamos isso novamente em Uberaba. Por isso, no primeiro ano de mandato já desenvolvemos, decretamos estado de urgência e a população atendeu o nosso chamado”, conta Piau. Informou que essa parceria foi responsável por trabalhar de maneira inteligente, utilizando tecnologia e hoje, sendo premiado.

O secretário de saúde, Fahim Sawan, explicou que mesmo sendo premiado nacionalmente pelo trabalho desenvolvido de combate ao mosquito, em momento nenhum, o governo municipal vai diminuir as ações habituais para evitar que Uberaba venha a ter outro caso de epidemia. Lembrando que devido a infestação do mosquito Aedes aegypti, várias pessoas ficaram doentes em Uberaba, inclusive alguns foram a óbito. “Nós ficamos entre os melhores, devido o intenso trabalho contra a dengue que realizamos em 2013 e 2014 e ao resultado expressivo que obtivemos com a diminuição significativa de casos de dengue confirmados em 2014”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário