segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Acre: casos de dengue diminuem nas primeiras semanas de 2014



Durante as primeiras duas semanas de janeiro deste ano, 120 casos de dengue foram notificados em todo o estado. No mesmo período do ano anterior, ocorriam em média o surgimento de 250 a 300 casos da doença por semana. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Segundo a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, quem puxa a redução é Rio Branco. "A dengue é uma doença urbana. Como a capital tem o maior número de pessoas, acaba tendo a maior participação no número de casos", explica.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, em Rio Branco, houve uma redução de 68% durante a primeira semana epidemiológica, que corresponde o período entre os dias 7 e 15 de janeiro.

Até a última quarta-feira (15), foram notificados 70 casos da doença. Já no mesmo período do ano passado, o número de casos chegou a 219. De acordo com o secretário adjunto de Saúde da capital, Oteniel Almeida, a diminuição deve ser atribuída ao trabalho da Ação de Inverno, iniciado no começo de janeiro, e ao fortalecimento da estratégia da presença dos agentes de saúde nos bairros.

"Os agentes realizam visitas domiciliares, as visitas orientadas. Eles fazem a orientação em saúde, que é de prevenção. E também fazem a aplicação do larvicida nas casas onde tem a larva", aponta Almeida.

O secretário disse ainda que outro fator importante que deve ser apontado é que a população tem mostrado receptividade ao trabalho e tem dado respostas positivas. "A população tem dado resposta satisfatória e tem nos ajudado, principalmente, no cuidado do seu quintal", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário