domingo, 8 de dezembro de 2013

Ipatinga: 'Dia D' de combate à dengue foi realizado neste domingo



Neste domingo (08), a administração de Ipatinga promoveu mais uma ação de alerta para a prevenção e combate à dengue. A mobilização do “Dia D contra a Dengue” no Parque Ipanema, com atividades lúdicas, educativas e de orientação da população sobre a doença.

A ação também marcou o lançamento da campanha municipal “Não dê tempo para a Dengue”.  O objetivo é estimular as pessoas para que dediquem 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Ipatinga, o ambiente doméstico ainda concentra 60% dos focos do mosquito transmissor da dengue.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Telma Semirames, explica que a comunidade já conhece as ações de prevenção. Mas ainda assim, é preciso reforçar que as medidas são simples, tomam pouco tempo e devem ser realizadas constantemente.

“O ciclo de eclosão da larva para se transformar em mosquito é de 7 a 10 dias. Por isso, é importante vigiar e eliminar, semanalmente, os locais que possam vir a acumular água e se tornar criadouro do mosquito”, pontua.

Durante a ação do “Dia D contra a Dengue”, houve também distribuição de mudas de critonela para a comunidade. A planta é um repelente natural de moscas e mosquitos, entre eles o Aedes aegypti, no ambiente doméstico e quintais.

Mas os técnicos da Secretaria de Saúde de Ipatinga alertam a que a planta é mais um fator para afastar o mosquito. “A citronela ajuda, mas só a eliminação dos focos do mosquito afasta o perigo em definitivo”, reforça Telma Semirames.

Em dezembro, os agentes de controle de endemias e comunitários de saúde de Ipatinga entregarão um material informativo à população, durante as visitas domiciliares.

O folder traz orientações sobre como é preciso ficar atento a situações como pratinho embaixo do vaso de planta, bebedouros de animais e objetos no quintal acumulando água da chuva. O objetivo é mostrar à comunidade que o hábito de vistoriar, semanalmente, alguns pontos em casa leva apenas 10 minutos e é suficiente para afastar o perigo.

De 16 a 20 de dezembro, estão agendados treinamentos para os agentes de controles de endemias e comunitários de saúde de Ipatinga. “Estamos reforçando as ações desenvolvidas durante todo o ano, para evitar uma nova epidemia da doença no município”, finaliza a especialista da PMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário