domingo, 3 de novembro de 2013

Bauru, SP: cemitérios receberão visitas de agentes.



Neste sábado (2) milhares de pessoas prestaram homenagem aos entes queridos que morreram na região Centro-Oeste Paulista. A tradição de acender velas e levar flores aos túmulos foi mantida, mas no caso dos vasos de flores aos visitantes devem ter um cuidado a mais por causa da dengue, por isso muitos têm evitado levar flores em vasos com água.

O ideal é manter recipientes com flores fixadas em areia ou vasos com terra úmida apoiada sobre pratos furados ou flores artificiais. Na segunda-feira (4) as equipes de agentes de endemias começam um roteiro de vistoria nos cemitérios de Bauru (SP) para eliminação de possíveis criadouros.

Por conta das condições climáticas, com temperatura mais amena e poucas chuvas, o número de casos confirmados de dengue cai muito nessa época do ano. Essa diminuição do número de casos pode fazer a população relaxar no combate aos focos de procriação do mosquito e a fiscalização pretende evitar que isso aconteça. 

Confira os principais cuidados para evitar os criadouros:
§  eliminar todo tipo de recipiente sem utilidade dos quintais, manter garrafas armazenadas de forma a não reter água;
§  manter recicláveis em local coberto e seco;
§  manter caixas d'água sem frestas inclusive vedando o cano ladrão;
§  limpar calhas e lajes para que não ocorra acumulo de água;
§  manter os pratos de plantas sem água por meio de furação;
§  usar areia até a borda, ou mesmo a eliminar os pratinhos
§  manter quintais limpos e organizados;
§  colocar sempre o lixo para coleta, nunca jogar lixo em terrenos baldios;
§  manter terrenos limpos e capinados;
§  denunciar sempre qualquer imóvel ou situação irregular à vigilância ambiental.

Até agora, Bauru registrou até agora mais de 7.400 casos da doença, com dois óbitos. Porém, até o momento o município não registrou nenhum caso de dengue sorotipo 4, mas a ausência de cuidados deixa a população suscetível a esse risco e aquelas que já contraíram a doença, ficam sujeitos a contraírem as formas mais graves da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário