terça-feira, 24 de setembro de 2013

Não se esqueça da doença



A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada. Os principais sintomas são: febre, dor nas juntas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, manchas avermelhadas pelo corpo e falta de apetite.

Os sinais de alerta que podem surgir a partir do terceiro dia da doença: vômitos intensos, sangramento, manchas na pele, fezes escuras, dor de barriga, pele fria e pálida, tontura e agitação. A orientação nesses casos é procurar atendimento médico para os exames que identificam a doença. Em casa é recomendado o repouso, ingestão de líquido, alimentação rica em frutas e não se medicar sem consultar o médico.

A Dengue não tem vacina e por isso é preciso combater vigiando os espaços urbanos todos os dias para não criar o mosquito. Sem mosquito não tem Dengue, pois a doença não se transmite de outra forma que não a picada da fêmea de Aedes aegypti.

Para evitar a infestação do mosquito é preciso não deixar água parada em vasos, plantas aquáticas, não usar pratos embaixo de vasos de planta e não jogar lixo em terrenos baldios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário