sexta-feira, 22 de março de 2013

Belo Horizonte: empresas tem prejuízo com a dengue



As estatísticas sobre o aumento vertiginoso do número de casos de dengue em Belo Horizonte e em todo o estado começam a deixar de ser apenas um problema de saúde pública. O avanço da doença, que somente na capital registrou alta de 71,6%, com 4.215 casos confirmados até quarta-feira, já afeta empresas, que estão sofrendo desfalque no efetivo em função da contaminação de funcionários pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Em menos de duas semanas, quatro empregadas de uma agência de comunicação localizada no Bairro Sagrada Família, na Região Leste da capital, contraíram a doença e tiveram de faltar ao trabalho por pelo menos três dias. Lojistas também já sentem os efeitos do aumento no número de contágios, que começa a dificultar o cumprimento de metas em grandes redes.

A contaminação pela doença atingiu um terço da equipe. Debilitadas pelos sintomas, as quatro funcionárias tiveram de levar atestado médico para empresa. As licenças variaram de dois dias a uma semana. “Na segunda-feira, não tinha condições de trabalhar. Estava com muita dor no corpo e nos olhos e manchas vermelhas na pele”, relata a gerente de atendimento da agência, Iaçanã Woyames.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) admite que o aumento de casos de dengue em Belo Horizonte tem atrapalhado o rendimento em empresas. Segundo o secretário municipal adjunto de Saúde, Fabiano Pimenta, o absenteísmo ocasionado pela doença é uma realidade constatada em toda a cidade e demanda atenção especial. Para tentar reduzir os impactos do mal nas organizações, a SMSA desenvolve o projeto Empresa sem dengue.

Os próprios funcionários são treinados para formar um comitê de combate à doença e integram as equipes responsáveis pelo monitoramento de possíveis focos dentro dos estabelecimentos. Com isso, a secretaria espera reduzir casos de proliferação do mosquito nos ambientes de trabalho. A ação, que é realizada desde 2011 em BH, tem sido intensificada em todas as regionais da cidade e já conta com a adesão de mais de 40 empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário