domingo, 24 de fevereiro de 2013

Cacoal: bairros apresentaram foco do mosquito da dengue

O Comitê Municipal de Mobilização de Combate a Dengue se reuniu na tarde desta quinta-feira, 21, às 16h, no auditório do PROFORMAR, em Cacoal. O objetivo do encontro é discutir a situação da dengue e desenvolver ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti. “É preciso conscientizar a comunidade e trabalhar medidas de prevenção durante o ano todo”, enfatiza a coordenadora da Vigilância em Saúde, Ivani Claudete Gromman.


Ivani alerta sobre a procura por testes rápidos, que é comum neste período do ano. “O teste rápido é muito sensível, ele não é uma sorologia, por isso não serve para o diagnóstico da doença. Para o Ministério da Saúde só é válido o teste de sorologia feita a partir do sétimo dia da manifestação dos sintomas”.

A coordenadora afirma que é importante procurar as Unidades Básicas de Saúde e não os hospitais. “A pessoa com suspeita de dengue deve procurar as UBS’s e não o hospital. Porque nos postinho temos pessoas capacitadas para atender e avaliar o grau da doença e nos hospitais são os casos mais graves”, conclui.

Até o momento 131 notificações de dengue foram registradas. Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária, Xisto Azevedo Viana, é preciso eliminar qualquer criadouro do município.

Segundo ele, os focos mais comuns do mosquito da dengue são encontrados em recicláveis e materiais inservíveis que acumulam água e são depositados nos quintais, como potes, tampas, garrafas, panelas velhas, entre outros. Além de manter o quintal limpo, é preciso eliminar utensílios que acumulam água dentro de casa, observar se a caixa d’água está bem fechada, se as calhas não estão entupidas, fechar os ralos e eliminar pratinhos dos vasos de plantas. Essas medidas devem ser tomadas pelo menos uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário