quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Uberaba: primeira morte por dengue hemorrágica

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, no Triângulo Mineiro, confirmou que registrou a primeira morte por dengue no Estado. A vítima é um homem de 48 anos, que contraiu o tipo hemorrágico e faleceu no dia 14 deste mês.

A informação foi divulgada pelo secretário de saúde da cidade, Fahim Miguel Sawan, que recebeu os exames da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Antes, o homem havia sido diagnosticado com febre hemorrágica e leptospirose pelo Hospital das Clínicas da Uiversidade Federal do Triângulo Mineiro. Sawan afirma que a administração está em estado de alerta e que a preocupação no momento é muito grande.

Instituímos dois mutirões de limpeza além de seis carros que fazem pulverização do veneno contra o mosquito. Logo no início da gestão, o prefeito determinou ainda a contratação de 76 agentes de vigilância sanitária.

Ainda segundo o secretário, nas três primeiras semanas de 2013 já foram registrados 518 casos da dengue em Uberaba. Sawan afirma que a administração municipal já solicitou apoio do Governo Estadual e Federal.

Na última quinta-feira (17), o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, decretou situação de emergência devido ao alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. O decreto tem validade de 180 dias e pode ser prorrogado, o que permite à administração municipal contratar serviços, médicos e agentes de combate em caráter emergencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário