quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ipatinga: 80% dos focos estão dentro das residências

O último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) de Ipatinga, apurado em janeiro, confirma que 80% dos focos são encontrados nos depósitos móveis (vasos de plantas, caixas d’ água e bebedouros de animais) das residências.

Segundo o secretário de saúde da prefeitura de Ipatinga, Eduardo Pena, é comum os moradores apontarem locais com entulho e lotes vagos como os “vilões” da dengue.  "De fato, se houver objeto que acumula água nesses locais pode existir a larva e, consequentemente, o mosquito Aedes aegypti. O que muitos não sabem, ou parecem esquecer, é que o perigo, na grande maioria das vezes, está dentro de casa", diz.

“Fazemos o controle químico em todos os pontos da cidade. Mas o trabalho feito pelo agente de endemia não resolve se no dia seguinte alguém jogar na rua ou num lote um novos objetos que acumulam água e se transformam em mais um criadouro do mosquito”, alerta o agente, enquanto aplica o produto numa carroceria abandonada no bairro Cidade Nobre.

Outra atitude simples, que deveria fazer parte da rotina das pessoas no combate à dengue – mas nem sempre acontece –, é permitir a visita dos agentes de endemias no interior das casas.

“São estes profissionais que verificam a existência de possíveis focos do mosquito da dengue, realizam o controle químico (quando necessário) e repassam orientações para a comunidade”, como explica o secretário de Saúde de Ipatinga, Eduardo Penna.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. olá,faço parte da Denacon cursos online.gostaria de propor a você uma parceria onde oferecemos mitas vantagens para você e seu blog.caso tenha interesse por favor entrar em contato.obrigado pela atenção!
    Daniela Mendes
    Denacon
    e-mail:danielamendes@denacon.com.br
    site:www.denacon.com.br

    ResponderExcluir