Manaus, Tabatinga e Manacapuru registraram casos de dengue durante a primeira quinzena do mês de janeiro no Amazonas, mas os índices estão dentro do esperado para o período. A informação foi apresentada pelo diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, na abertura do 'Treinamento em Assistência ao Paciente com Dengue' que acontece nesta quinta-feira (17) e sexta (18). Ao todo, na capital foram notificados 197 casos, em Tabatinga 37 e em Manacapuru 14 notificações.
Segundo o titular da FVS, o Governo do Estado está reforçando as orientações e procurando sensibilizar os profissionais de saúde para a importância do diagnóstico precoce da doença e o correto manejo clínico dos pacientes.
A diretora-presidente da Fundação de Medicina Tropical (FMT/HVD), Graça Alecrim, explicou que os profissionais receberão informações sobre a epidemiologia da dengue no evento, com dados atualizados sobre a incidência da doença na capital e no interior, a estrutura de apoio diagnóstico disponível, e o protocolo de manejo clínico dos pacientes graves e não graves.
Neste início de mês, a FMT recebeu seis pacientes com quadro de dengue grave, mas todos já receberam alta e não houve nenhum que precisasse ser levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Em todos os casos o diagnóstico foi bem feito na rede de assistência pré-hospitalar e o paciente prontamente encaminhado à internação, o que contribui para o êxito do tratamento", afirmou a diretora.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Evandro Melo, disse que a rede de atendimento da capital está preparada e em alerta por conta do período chuvoso, que coincide com o aumento sazonal do número de casos da dengue. "Ampliamos o horário de atendimento em algumas unidades de saúde. É muito importante que as pessoas com sintomas sugestivos da dengue procurem imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para a consulta ao médico. As unidades estão orientadas a priorizar o atendimento destes casos", destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário