Com as chuvas na região noroeste paulista, um problema que preocupa a população é a dengue. Algumas cidades, como Mirassol (SP), já registraram em duas semanas, mais da metade do número de casos do ano passado inteiro.
Em São José do Rio Preto (SP), a Secretaria de Saúde está intensificando as ações contra a doença. Mais de 400 agentes estão nas ruas em bairros da região norte fazendo o combate ao mosquito da dengue.
E a dengue não passa de pessoa para pessoa. Ela é transmitida somente pelo mosquito Aedes aegypti. Dentre os principais sintomas da dengue clássica estão febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas juntas e vermelhidão no corpo. Os sintomas começam a aparecer depois do terceiro dia da picada.
Em algumas cidades a dengue já começa a evoluir neste começo de ano. Em Mirassol, a doença já preocupa autoridades. Nos primeiros dias deste ano, 25 casos foram registrados. Em todo o ano passado foram 38.
Em Araçatuba, a primeira providência das autoridades no ano foi verificar o índice de infestação do mosquito. Esse levantamento está sendo feito ainda, deve ser concluído esta semana e servirá de base para o município traçar as estratégias de combate.
Em Birigui (SP), a prefeitura está contratando funcionários temporários para atuar na limpeza de ruas e terrenos baldios e de outros pontos que podem se transformar em criadouros do mosquito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário