As equipes de Vigilância e Saúde em Boituva e Jumirim (SP) intensificaram as ações de prevenção à dengue nos respectivos municípios após a confirmação de casos da doença.
Em Boituva, um caso autóctone – contraído na própria cidade – foi registrado. Já em Jumirim são três importados – quando a doença é contraída em outra localidade.
Em Boituva, além do caso confirmado, outras duas notificações de pacientes com suspeita de dengue foram feitas. Um dos pacientes mora no bairro Chácara Vitielo, por isso, a Vigilância Epidemiológica faz a nebulização em nove quadras próximas da casa do morador. A aplicação de veneno é uma forma eficaz de combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti, mas a nebulização só protege a área por alguns dias. Se não houver eliminação dos possíveis criadouros, os insetos voltam a circular.
Segundo a agente de vigilância ambiental, Eliete Almeida dos Santos Custódio, os agentes precisam da colaboração dos moradores. “A agente costuma deixá-los avisados”. Assim fica mais fácil para você chegar e já tirar todo mundo de dentro de casa. Aproveitamos também para orientar que, após a nebulização, o trabalho de prevenção tem que ser desenvolvido no dia a dia.
Na cidade, as autoridades de saúde também estão em alerta. Além dos casos importados, cinco notificações foram registradas, sendo que duas ainda aguardam resultado dos exames. Para combater e prevenir a transmissão, agentes de saúde percorrem as casas para dar orientações aos moradores. “A gente tem uma grande quantidade de mosquito que pode, no período de viremia, quando essas pessoas estão doentes, picar o paciente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário