domingo, 9 de dezembro de 2012

Três lagoas: dengue aumentou 84% em 2012



Três Lagoas registrou um aumento de 84% no número de casos notificados de dengue neste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Até essa terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde havia registrado 2.111 casos, enquanto que, no mesmo período de 2011, a cidade contabilizava 742 notificações da doença. Isso significa que neste ano o município teve um acréscimo de 1.369 casos notificados em comparação a 2011.

Do total de casos notificados em 2011, 217 foram confirmados através de laboratório como positivo e 238 como negativos. Dos notificados somente neste ano, 389 foram confirmados como positivos e 274 como negativos, ou seja, houve 172 casos a mais, o que representa um aumento de 79% em 2012, se comparado ao mesmo período de 2011.

Segundo a diretora do Departamento de Saúde Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Neide Yuki, o acréscimo no número de casos pode estar relacionado ao índice pluviométrico registrado em 2011, se comparado a este ano, assim como o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. “É preciso ser feito um levantamento de todos os meses do ano passado e deste ano para verificar corretamente os fatores que contribuíram para esse aumento”, comentou.

Para evitar que os casos aumentem ainda mais, os agentes de endemias têm intensificado os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da doença. No mês passado, foram vistoriados cinco mil terrenos baldios onde foi recolhido muito lixo e também recipientes que serviam de criadouros para o mosquito da dengue. Os agentes têm percorrido as residências e conversado com os moradores para orientar como deve ser feito o manejo correto dos quintais. “Eles têm realizado inspeção das cavidades existentes nos troncos das árvores, pois são locais propícios para o armazenamento de água”, disse.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Epidemiológica, a população precisa ficar atenta a essa temporada de chuva, pois é um período favorável à proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Uma simples chuva é suficiente para o ovo eclodir e as larvas se transformarem em mosquito. Por isso, é importante que o morador tire uns minutinhos todos os dias para olhar o seu quintal, os vasos de plantas, e verificar se não há nenhum recipiente que acumule água”, orientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário