Dengue em 2012 é seis vezes maior que 2011
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Corumbá divulgou os índices de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e os números são considerados alarmantes. Ao contrário de dezembro de 2011, quando a cidade estava com incidência de 0,75 na semana epidemiológica 51, agora, em 2012, a incidência foi de 4,67, ou seja, o número é seis vezes maior do que o registrado no ano passado.
O índice foi registrado no período de 16 a 22 de dezembro e foi considerado “assustador” pela equipe do CCZ. Conforme a bióloga Quelen Serra, neste período foram trabalhados os bairros Guató, Guarany, Popular Nova e Centro 1. Quelen informou ainda que a região da Nova Corumbá tem apresentando muitas notificações.
Diante dos números, a coordenadora geral de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Viviane Ametlla, busca orientar a população corumbaense, para tomar providências necessárias e eliminar os focos existentes no interior das residências. “Todos devem fazer sua parte e a população tem um papel importante para que possamos evitar uma epidemia de dengue”, frisou.
Os levantamentos apontam ainda que os maiores responsáveis pela alta incidência de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, continuam sendo os reservatórios de água localizados ao nível de solo. Sendo assim, na mega ação de combate dengue, a prefeitura reservou recursos para aquisição de capas para cobrir estes reservatórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário