segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Campo Mourão realiza caminhada contra dengue

Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã deste sábado (1º), em Campo Mourão (a 90 km d e Maringá), duas ações de conscientização para marcar a passagem do dia D de combate à dengue. Houve caminhada e  distribuição de panfletos na porta dos maiores supermercados da cidade. O objetivo das ações foi chamar a atenção da comunidade para o avanço no nível de proliferação do mosquito da dengue na cidade, segundo o último Levantamento de Índice Rápido (Lira).

A preocupação com o avanço da doença aumenta com proximidade do início do verão, que, além do calor, traz a ocorrência de chuvas mais frequentes. "O tempo quente e as chuvas são dois fatores que juntos favorecem a reprodução do mosquito, que coloca seus ovos em qualquer lugar onde haja água parada", lembra o diretor-geral da Secretaria de Saúde da cidade, Mário Alencar.

Divulgado em novembro, o último Lira aponta que Campo Mourão possui, hoje, risco médio de infestação do mosquito da dengue, com índice de 1,9%. O preconizado pelo Ministério da Saúde é 1,0%. "O aumento é preocupante e a cidade precisa estar em alerta e unida na luta contra a dengue", pontua Alencar. Em setembro, o município apresentava baixo risco, com apenas 0,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário