domingo, 11 de novembro de 2012

Itu: índice zero de infestação do Aedes aegypti

O município de Itu obteve índice zero de infestação em suas duas áreas, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa.), realizado em outubro, por determinação do Ministério da Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) da Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Para esse levantamento, foram visitados 1.467 imóveis pela equipe do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal da Saúde.

O Ministério da Saúde estabelece que os índices do LIRAa devem ser inferiores a 1% de imóveis com a presença de larvas do Aedes aegypti. “Os recipientes considerados como potenciais criadouros como vasos de plantas, latas, potes e as bandejas de ar condicionado e de geladeiras foram onde mais encontramos condições de procriação do mosquito Aedes, embora não tenhamos localizado larvas desta espécie neste levantamento”, comenta o coordenador do Departamento, o biólogo Gilberto de Lucena.

O principal objetivo do LIRAa é avaliar o grau de infestação por Aedes aegypti nas duas áreas do município no período que antecede o verão e serve como amostra para a avaliação nacional, realizada pelo Ministério da Saúde e que deve ser divulgada no próximo mês.

Lucena avalia que esse resultado demonstra que a infestação está sob controle e que é possível considerar que as atividades de rotina, adotadas durante o ano pela equipe do referido Departamento, obtiveram o resultado esperado.

Mas, ele também ressalta que esse resultado não significa que Itu está livre de quadros de transmissão de dengue. Segundo o biólogo, neste mês de novembro, serão realizados mutirões de informação e redução de criadouros nos bairros considerados mais críticos para o controle como, por exemplo, Vila Progresso, Vila São Paulo e bairro São Judas Tadeu, enquanto nos outros setores do município o trabalho de rotina será mantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário