sábado, 17 de novembro de 2012

Guarujá: aproveita presença de turistas para combater a dengue

A cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, aproveitou a presença de turistas na cidade para combater a dengue. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o município tem o maior risco de transmissão da doença no Estado de São Paulo.

Um dos bairros visitados foi o Jardim Virgínia. A região é conhecida por possuir muitas casas de veraneio que costumam ser ocupadas nos fins de semana e feriados prolongados.

Segundo a coordenadora do Controle de Dengue da Cidade, Ana Lúcia Cruz, a atuação tem foco específico. “Nós estaremos atuando nos bairros onde, durante o ano, apresenta um número de casas fechadas muito alto. A gente acredita que com o feriado tenha muitas pessoas nessas casas”, explica.

Ela conta ainda que a grande dificuldade durante as operações de combate ao mosquito é entrar nas residências. “É muito importante que o proprietário da casa avise para os caseiros que, independente dele estar dormindo ou não, deixe a equipe entrar, pois o agente tem informações importantes para passar para o caseiro, para ele tomar medidas durante o ano”, afirma.

Para saber quais imóveis receberam os agentes, a Secretaria de Saúde da cidade segue um mapa com o registro de todas as visitas. A agente Luci Borges é uma das responsáveis por visitar as residências e conta que um ingrediente doméstico ajuda a controlar o mosquito transmissor da doença. “Nos ralos externos a gente costuma dar a dica do sal grosso. O cloro, o sabão em pó e o detergente podem ser usados, mas tem que ser todos os dias. Jogando uma colherzinha de sal grosso no ralo pequeno e duas colherezinhas no grande, dura até uma semana”, diz.

Para evitar problemas relativos à segurança, os agentes são identificados com uma camisa amarela com o brasão da prefeitura e também crachá. Caso o morador desconfiar, na identificação há um número telefônico que deve ser consultado antes do agente entrar no imóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário