terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mosquito: é encontrado em lixo doméstico



O Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes, RO divulgou o resultado do Levantamento de Índice Rápido (Lira), nesta terça-feira (23), que apontou 1,1% de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, no município. A partir das visitas em 1.724 mil imóveis na cidade também foram avaliados que cerca de 40% dos criadouros do mosquito, são encontrados no lixo doméstico.

O coordenador de endemias, Fabio Gonçalves de Lima, explica que o Lira é realizada com o objetivo de direcionar ações de combate a dengue, de acordo com as áreas que apresentam maior número de criadouros do Aedes aegypti. Os 28 agentes de endemias realizaram as visitas entre os dias 15 e 19 de outubro, e concluíram que a vila do garimpo Bom Futuro e os setores cinco, nove e dez, são os locais de maior infestação do mosquito da dengue.

“Com o Lira concluímos que 40% dos criadouros dos mosquitos estão no lixo doméstico. Aquele lixo, que invés de ser colocado numa sacola e destinado a coleta, é jogado nos quintais ou em terrenos baldios. Latas, plásticos, copos descartáveis e garrafas são alguns dos locais que encontramos as larvas do mosquito”, enfatiza.
Lima ressalta ainda que o índice de 1,1% representa área de médio risco para um surto de dengue e com a chegada das chuvas, este número pode aumentar se a população não se atentar para a limpeza dos quintais. “Dengue se combate todos os dias, com a participação de todos e cada morador é responsável pela limpeza do seu quintal”, destaca o coordenador.

Com a identificação das áreas com maior número de criadouros, Lima explica que a secretaria de saúde realiza as ações de combate à dengue, com visitas de agentes de endemias e agentes de saúde, de casa em casa.

O agente de endemias Edson Fernandes afirma que os terrenos baldios apresentam número significativo de infestação do mosquito da dengue. “As pessoas costumam jogar lixo doméstico nos terrenos baldios, que com o tempo junta água e provoca a proliferação de centenas de mosquitos. Então cada morador tem que cuidar de seu quintal e providenciar o destino correto de seu lixo”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário